RECEITAS/COCKTAILS


1 - GINJA - FÓRMULAS TRADICIONAIS

2 - RECEITAS CULINÁRIAS














Ginjinha para consumo familiar (1):
  • 1 Kg açúcar
  • 1 Kg ginja
  • 2,5 litros aguardente
  • 1 pau canela

Deixar curtir um ano, pelo menos. Há quem misture um pouco de vinho tinto na ginjinha para lhe dar cor, outros chegam a colocar dois ou três grãos de café, para ficar com um travo mais exótico, ou então um pouco de mel

(Roteiro da Cozinha Portuguesa, Edite Vieira Phillips, Editorial Presença, Lisboa, 1992)

topo^



Ginjinha para consumo familiar (2):
  • 500 gr de ginjas muito sãs
  • 200 gr de açúcar
  • 0,5 l de aguardente (ou o suficiente para cobrir a fruta)
  • 1 pau de canela
  • 1 cravinho (facultativo)

Lave as ginjas, seque-as e retire os pés (mas não os caroços). Ponha-as numa garrafa de licor com a boca um pouco larga, cubra com o açúcar e as especiarias e no fim a aguardente. Tape a garrafa hermeticamente. Deixe ficar num lugar escuro e agite diariamente durante a primeira semana. Depois deixe descansar. Estará pronta a usar no espaço de três meses, mas é muito melhor após um ano. Sirva com algumas ginjas em cada cálice.

(Cozinha de Portugal, Maria Odette Cortes Valente, Temas e Debates, Lisboa, 1997)

topo^



Ginjinha para consumo familiar (3):
  • Um litro de aguardente
  • Um quilo de açúcar
  • Um quilo Ginjas

Fazer uma base com a aguardente e o açúcar que demora cerca de três meses para atingir o ponto certo. A garrafa deve ficar fechadas e deve ser agitada para dissolver o açúcar. Lavar bem um quilo de ginjas e juntá-las à aguardente.

topo^



Ginjinha para consumo familiar (4):

Ginja dos Monges do Convento da Rosa

Esta ginja tem como característica própria ser usado o vinho tinto na sua preparação. Os terrenos envolventes da Quinta da Rosa, na Charneca de Caparica, de características arenosas eram ricos em videiras, a partir de cujos frutos se produzia vinho tinto de excelente qualidade.

Ingredientes

  • 1 kg. de ginjas
  • 750 gr. de açúcar amarelo
  • 1 lt. de aguardente
  • 1 lt. de vinho tinto
  • Pau de canela
  • Raspa de casca de limão
  • 1 cabeça de cravo da Índia

Preparação
Dissolva o açúcar no vinho tinto. Escolha as ginjas das vermelhas e bem ácidas. Tire-lhes o pé e sem as lavar, apenas as limpe com um pano, deite-as em boa aguardente e no vinho tinto em partes iguais, em frascos de boca larga. Junte um pau de canela, raspas de limão e uma cabeça de cravo-da-índia. Mantenha num lugar fresco, à sombra, 1 ou 2 meses. Vá mexendo uma vez por semana, para evitar que o açúcar se condense no fundo.

topo^


2 – RECEITAS CULINÁRIAS


MAÇÃS DE ALCOBAÇA ASSADAS

Descaroce as maçãs de Alcobaça, de preferencia da variedade reineta, dê-lhes um golpe supreficial na pele a meia altura em toda a volta.

Coloque cada maçã numa folha de aluminio (com 40x40 cm) e dê um jeito às folhas para não entornarem o liquido.

Deite na cavidade de cada maçã uma colher de açucar e cerca de 5 cl de Licor de Ginja M.S.R..

Feche o papel de aluminio na parte superior das maçãs e coloque-as num tabuleiro. Leve ao forno quente durante cerca de oito minutos.
Sirva quentes ou frias.

topo^



SOLHA COM LICOR DE GINJA M.S.R.

Ingredientes
Filete de pregado: 800 gr
Leite: 2,5 dl
Manteiga: 2 colheres de sopa
Farinha: 2 colheres de sopa
Licor de Ginja M.S.R.: 3 colheres de sopa
Queijo gruiere: 110 gr
Sal, limão, pimenta e margarina: qb

Preparação
Temperam-se os filetes com sal, pimenta e limão, ficando a repousar cerca de 3 horas. Unta-se um tabuleiro com margarina, põem-se os filetes, de seguida o leite e vai ao forno durante cerca de meia hora.

Derrete-se a manteiga, junta-se a farinha e mexe-se bem. Retira-se o molho do peixe que se junta a este preparado, vai ao lume, e quando tiver engrossado, junta-se o licor de ginja M.S.R., e o queijo cortado fininho, continuando a mexer bem até o queijo derreter.

Deita-se por cima do peixe que vai novamente ao forno até aloirar.

(Receita disponivel em www.sabores.sapo.pt)

topo^



PICKLES DE GINJAS

Para confeccionar PICLES DE GINJAS são precisas ginjas q. b., estragão, pimenta branca em grão, vinagre e sal.

Primeiro deve lavar as ginjas e retirar os pés, depois enxugá-las num pano. Seguidamente colocam-se num frasco juntamente com o estragão e os grãos de pimenta. Ferve-se o vinagre e o sal (20 gr/l de vinagre) durante dois minutos. Depois cobrem-se as ginjas com o vinagre durante 48 horas. Assim que escorrer o vinagre, ferve-se novamente. Deixar arrefecer e deitar sobre as ginjas. De seguida fecham-se os frascos.

(do livro Conservas, compotas e xaropes, de Maria Emília Abreu Semedo)

topo^



ÁGUAS DE GINJA (refresco)

Para 500 gramas de Ginja, deite-se um litro de água, esmaga-se o fruto e desfaça-se no líquido;

Coe-se, acrescente-se uma pitada de açúcar e carregue-se-lhe no gelo.

topo^



DOCE DE GINJA

  • 1 kg de ginjas
  • 1 kg de açúcar
  • 2 dl de água

Tiram-se os caroços e os pés às ginjas e lavam-se muito bem. Põem-se num tacho às camadas, alternadas com o açúcar. Rega-se com água e vão ao lume brando. Quando tiver o ponto desejado, tira-se do lume e guarda-se em taça.

topo^



DOCE TENTAÇÃO DE GINJA

(Felicia Sampaio - Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal)

Ingredientes:

Para a massa:
• 3 ovos, cacau, 50 g de manteiga derretida, 1 pitada de sal fino, 40 g de amêndoa pelada e moída, 40 g de farinha de trigo, 90 g de açúcar, 15 g de Cacau em Pó.

Para a mousse:
• 280 g de chocolate culinário partido aos bocados, 5 gemas de ovos. 4 claras, 180 g de manteiga, 2 colheres de sopa de açúcar em pó, 1 colher de sobremesa de gelatina em pó

Para a decoração:
• 2 dl de natas, 6 colheres de sopa de doce de ginja, ginjas em calda, 1 colher de sopa de licor Ginja M.S.R., 1 colher de sopa de sumo de ginja

Confecção:

Primeiro a massa: Aqueça o forno a 180ºC. Barre com manteiga o fundo de uma forma redonda com 23 cm de diâmetro e forre-a com papel vegetal, barre novamente e reserve.
Coloque os ovos e o açúcar numa tigela em banho-maria e misture com o batedor de varas, até obter uma massa cremosa e com o dobro do volume. Retire do lume e continue a bater até arrefecer.

Deite a farinha, o cacau, a amêndoa moída e o sal numa tigela e misture com a gemada e com uma colher de pau envolva bem.

Deite a massa na forma e leve ao forno a cozer durante 25 minutos. Convém verificar. Depois de cozida a massa, retire do forno, desenforme sobre uma rede, retire o papel vegetal e deixe arrefecer.

A mousse: Derreta o Chocolate Culinário com a manteiga em banho-maria. Junte as gemas de ovos e bata até obter uma mistura fofa e leve. Retire do lume, bata mais um pouco e deixe arrefecer.

Misture a gelatina em pó com 4 colheres de sopa de água e deixe de lado por 5 minutos. Depois leve ao lume em banho-maria para a gelatina dissolver. Depois de dissolvida, misture ao chocolate e envolva bem.

Bata as claras em castelo. Junte pouco a pouco o açúcar em pó e bata novamente.
Misture 1/4 das claras ao chocolate e misture bem. Por fim, acrescente o resto das claras e envolva sem bater. Leve a mousse ao frigorífico. Corte a massa do bolo ao meio formando duas rodelas. Barre os lados de uma forma redonda e forre o fundo com papel vegetal. Coloque uma rodela do bolo no fundo da forma. Com ajuda de uma espátula, barre a rodela com o licor misturado com o sumo de ginja. Por cima espalhe a compota de ginja com ajuda de uma colher. Em seguida deite a mousse de chocolate, alise e leve ao frigorífico até ficar consistente. Tape com outra rodela e coloque novamente no frigorífico por +- 2 a 3 horas. Quando estiver firme desenforme com cuidado para um prato de serviço.

Retire o papel vegetal. Polvilhe com açúcar em pó e decore com rosetas de chantilly. Decore com uma ginja sobre cada roseta.

topo^



BOLO DE GINJA

Colaboração de Maria Gonçalves

Ingredientes:

• 10 ovos,
• 150 grs de açúcar em pó
• 150 grs manteiga amolecida
• 150 grs amêndoas peladas e raladas
• 140 grs de chocolate de culinária
• baunilha, um "pósito"
• 1chávena (de leite) (generosamente) de licor de ginja MSR de Alcobaça
• Ginjas( para rechear o bolo)

Cobertura

Cubro depois o bolo com 150grs + ou - de chocolate culinário 100grs. de açúcar em pó alguma manteiga, não chega a 50grs.

( veja lá se pega o fio à meada)

Confecção:

Bato as gemas com o açúcar, junto a manteiga amolecida e bato novamente aos poucos vou pondo as amêndoas e o chocolate raspado.

Bato as claras em castelo e ponho um pósito de baunilha.

Deito a massa numa forma alta, e grande que tenho, untada e polvilhada, com manteiga e farinha respectivamente e levo ao forno já aquecido cerca de meia hora + ou -.

Desenformo, e deixo arrefecer!

Corto o bolo o mais possível ao meio.

Rego as 2 partes com licor de ginja e coloco ginjas( sem caroço), mas estas numa só parte do bolo (às vezes ponho camada da chocolate da cobertura, e uma de natas, ou chantilly ) e então uno-as (fica mais bonito e rico, pois as fatias ficam com chocolate ginja e natas).

Depois de unido, cubro o bolo com o chocolate, 150grs ,que amoleço em banho-maria, misturo o açúcar em pó.

Fora já do lume junto a manteiga e 3 colheres de sopa de licor de ginja, misturo bem, barro o bolo de seguida.

topo^



VARÉNIKI - COZINHA RUSSA

Tomam-se 600 g de ginja, tiram-se-lhe os caroços.

Deitam-se na ginja 200 g de açúcar e mexe-se tudo.

Em seguida prepara-se a massa.

Bate-se um ovo em 160 g de farinha, adicionam-se 100 g de água, 20 g de açúcar, tempera-se com sal, tende-se a massa e depois de ficar durante 20 min., estende-se em tira fina (de 2-3 mm de espessura) e corta-se em pequenos quadrados.

No meio de cada um destes colocam-se algumas ginjas, untam-se as extremidades da massa com ovo batido, as extremidades opostas juntam-se e pregam-se.

Deixa-se ficar durante uma hora no congelador. Em seguida levam-se os vareniques a cozer em água a ferver até que venham à superfície.

É obrigatório acompanhar com natas.

topo^



PUDIM DE QUEIJO E GINJAS

Ingredientes:

1 decilitro de queijo quark
4 decilitros de natas
½ decilitro de Licor de Ginja M.S.R.
4 colheres (sopa) de Canderel
4 folhas de gelatina
Ginjas

Preparação:

Bata um pouco o queijo.
Leve o Licor de Ginja M.S.R. a aquecer e dissolva nele a gelatina depois de bem demolhada em água fria .
Bata as natas até ganharem consistência e junte-lhes o Canderel.
Misture o Licor de Ginja M.S.R. com o queijo.
Incorpore as natas.
Leve o preparado ao frigorífico numa forma molhada em água fria.
Na altura de servir desenforme o pudim e decore-o com ginjas ou, na falta destas, com cerejas.

topo^
 
Facebook Visite-nos no Facebook
Todos os direitos reservados :: © 2024
Versão para impressão
Mapa do site